O Provimento nº 01/2021 da Corregedoria Geral de Justiça, em 12/01/2021 alterou a forma de solicitação das certidões e, inteiro teor, exigindo assim reconhecimento de firma para solicitações enviadas pelo correio e assinatura digital para envios por e-mail. Esse procedimento será dispensado caso o solicitante compareça no cartório para fazer a solicitação, mesmo que seja em cartório diverso ao do registro.
Em caso de certidão com dados proibitivos, será solicitado pelo cartório o requerimento feito pelo próprio registrado ou por mandatário com poderes específicos. Em caso de pessoa falecida, o requerente deverá comprovar grau de parentesco apresentando as certidões necessárias.
Envio do requerimento:
Para solicitar certidão de nascimento clique aqui.
Para solicitar certidão de casamento clique aqui.
Para solicitar certidão de óbito clique aqui.
OBSERVAÇÃO – No campo ‘Tipo de Certidão desejada’ selecionar a opção ‘Inteiro Teor’
Em até 5 (cinco) dias úteis entraremos em contato via e-mail para informar o valor da certidão e os dados para depósito bancário. Os pedidos efetuados nos finais de semana, feriados ou após o horário de expediente, somente serão analisados no primeiro dia útil subsequente e por ordem de recebimento dos pedidos. Após receber e-mail de retorno, o requerente deverá respondê-lo com o comprovante de pagamento e a cópia do documento de identidade em anexo, além da confirmação do endereço de envio da certidão .
O envio da certidão é feito via carta registrada e possuí um valor fixo de R$ 17,00 (fora o valor da certidão).
Caso opte por retirar a certidão no cartório o valor do envio deve ser desconsiderado.
Dúvidas enviar e-mail para registrocivil@cartoriovilamariana.com.br ou entrar em contato no número (11) 3059-2211.